Começa esta noite o ciclo de cinema dedicado à obra do cineasta grego Theo Angelopoulos. Com a colaboração da FBAUP e da Medeia Filmes, este ciclo vai apresentar três filmes da última década e uma estreia do cineasta.

Sessões e horários

17 Março: “O Passo Suspenso da Cegonha”
18 Março: “O Olhar de Ulisses”
19 Março: “A Eternidade e um Dia”
20 – 23 Março: “A Poeira do Tempo”

Horário das sessões:

18h30 e 22h (excepto 22 Março, só 18h30)
22 Março: “O Dia do Desespero” (21.30)

Bilhetes 3,50 Euros

Intitulado “Theo Angelopoulos – o último modernista: o passado como história, o futuro como forma”, o ciclo vai decorrer entre os dias 17 e 23 de Março no Teatro do Campo Alegre. Vão ser apresentadas três obras do cineasta das duas últimas décadas e uma estreia: “A Poeira do Tempo”, no domingo. A apresentação deste ciclo está prevista para as 22h00 e está a cargo de Fernando José Pereira, seguindo-se do filme “O Passo Suspenso da Cegonha”, de 1991. Sexta-feira será exibido “O Olhar de Ulisses” (1994). No sábado, podemos ver “A Eternidade e um Dia” (1998).

O filme “A Poeira do Tempo” vai estar em exibição até quarta-feira, 23 de Março. Nesse dia, a sessão vai ser seguida de um debate com Fernando José Pereira e João Paulo Sousa. O cineasta já foi premiado em vários festivais, entre os quais Cannes. Trabalhou com autores como Marcello Mastroianni, Michel Piccoli, Jeanne Moreau ou Irène Jacob e contou com a colaboração do argumentista e escritor italiano Tonino Guerra.

3.º Ciclo Cinema Saúde & Doença

Ainda no Teatro do Campo Alegre, começa na terça-feira, 22 de Março, o 3.º Ciclo Cinema Saúde & Doença, apresentado pelo médico e crítico de cinema A. Roma Torres. Numa iniciativa do Hospital de S.João, em parceria com a Medeia Filmes, a primeira exibição cabe ao filme de Manoel de Oliveira, “O Dia do Desespero”. A película incide sobre os últimos dias do escritor Camilo Castelo Branco. Este ciclo prolongar-se-á ao longo de cinco semanas.