A abertura do rio Douro à navegação estava prevista para este fim-de-semana. Contudo, devido aos atrasos na manutenção da sinalização e balizagem, a navegação vai continuar condicionada.

Todos os anos nos meses de Inverno, geralmente entre Dezembro e Março, a navegação é suspensa para manutenção da sinalização. Mas, de acordo com a nota de imprensa do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), “o período de cheias que se verificou durante os últimos meses de inverno provocou danos significativos na sinalização e balizagem da via navegável”.

A empresa de cruzeiros Douro Azul foi confrontada com a situação na quarta-feira, conforme adianta Sérgio Figueira, director de comunicação, ao JPN. Segundo Sérgio Ferreira, a Douro Azul sabe “informalmente que não foram disponibilizadas verbas de Lisboa para o IPTM” fazer os trabalhos de manutenção.

Neste momento, o IPTM tem em curso “acções técnicas e de contratação de prestação de serviços para repor as condições de segurança operacional”. Porém, o IPTM não adianta uma data para a abertura da navegação no rio, nem a Douro Azul em “qualquer informação”.

A empresa está preocupada com os prejuízos. “Fizemos um grande investimento promocional que pode ir por água abaixo”, afirma Sérgio Ferreira.

Neste primeiro fim-de-semana, o prejuízo ronda os 15 mil euros, sendo que, com os cancelamentos dos cruzeiros em navio hotel esse prejuízo vai ser “muito significativo e pode pôr em causa toda a época, não só para nós mas também para outros operadores”.

Contudo, o IPTM contrapõe que “as questões de segurança sobrepõem-se por razões óbvias às questões comerciais e económicas”.