No último sábado, 19 de Março, o Cortejo da Primavera não deixou ninguém indiferente na Baixa do Porto. Desde a Praça da República até à Praça da Liberdade, milhares de participantes, divididos em grupos temáticos, desfilaram pela alegria e pelo voluntariado.

A organização do Cortejo da Primavera esteve a cargo da Federação de Colectividades do Distrito do Porto, do Clube Fenianos Portuenses e da Federação das Colectividades de Cultura do Concelho de Santa Maria da Feira, com o apoio do Governo Civil e da Câmara Municipal do Porto. O Cortejo, para além de se ter realizado pela primeira vez, teve a peculiaridade de se associar às comemorações do Ano Europeu do Voluntariado. “Sê Voluntário! Faz a diferença” foi o mote que mais de 1500 figurantes quiseram passar.

Isabel Santos, Governadora Civil do Porto, contou ao JPN que a iniciativa nasceu de um desafio lançado pelo padre José Maia e da participação na abertura do Ano Europeu do Voluntariado, em Lisboa. “Fiquei realmente entusiasmada e entendi que era importante trazer esta amostra também para o Porto. Aqui, há um movimento de voluntariado muito forte, que importa dar rosto e trazer para junto da população”.

30 instituições participaram no Cortejo

Fernando Pires, membro do “2CV Club do Porto” preparou o motor para desfilar o seu carro antigo pelas ruas portuenses. “O 2 CV Club aceitou com agrado o convite e trouxe dez carros de 2 cavalos para se associar a esta causa”. Também António Santos, associado da ANPPAC (Associação Nortenha para a Promoção das Antiguidades e Coleccionismo), marcou presença, elogiando a organização deste evento que trouxe “a alegria necessária à cidade, para se poder sair deste marasmo actual”.

José Salazar, tesoureiro do Clube Fenianos Portuense e membro da organização, explica que o cortejo estava, inicialmente, agendado para 8 de Janeiro, como Cortejo de Reis. No entanto, “depois de estar toda a logística preparada, o tempo pregou-nos uma partida catastrófica e tudo teve que ser cancelado”. Como havia toda a organização a funcionar, foi uma questão de marcar outra data. Assim, a “nata das associações culturais, recreativas e desportivas” uniu-se para comemorar o Ano Europeu do Voluntariado e, dessa forma, trazer “movimento, vivacidade e alegria à baixa da cidade, dinamizando o comércio retalhista local”.

Muitos dos espectadores não tinham conhecimento da realização do evento e foram “agradavelmente surpreendidos”, como foi o caso de Florinda Ribeiro, natural do Porto. Outros, como António Craveiro, dirigiram-se à cidade com o propósito de assistir ao desfile.

Na Rua de Santa Catarina e na Avenida dos Aliados, devido ao movimento comercial, concentrou-se o maior número de espectadores. O público, interveniente no cortejo, dançou e cantou em sintonia com os figurantes.

“Volta do Voluntariado”

No final, os participantes puderam assistir à abertura da exposição “Volta do Voluntariado“, na estação de metro de São Bento. Até 22 de Março, cerca de 26 instituições dão a conhecer o seu trabalho no âmbito do voluntariado, numa organização do Governo Civil do Porto e da Comissão Nacional para o Ano Europeu do Voluntariado.

“Viemos ao encontro das pessoas, por isso é que fizemos esta mostra na estação de metro de São Bento, onde se estima que de dez em dez minutos passem 400 pessoas”, explica a Governadora Civil.

No fim, Domingos Martins, presidente da direcção da Federação das Colectividades do Distrito do Porto, fez um balanço positivo do Cortejo da Primavera: “o abraço da Governadora Civil acaba por ser um reconhecimento de um trabalho colectivo”.

O presidente considera que esta iniciativa foi também uma demonstração da necessidade de mudança dos portuenses. “As pessoas estão ávidas de uma cidade diferente”, garante. “Queremos uma cidade dinâmica, activa e pró-activa e temos capacidade de iniciativa e de criatividade. Com uma boa orientação, não tenho dúvidas que a cidade, em pouco tempo, pode mudar para melhor”.