O alerta foi dado às 12h20, quando alguns pedaços do reboco do edifício caíram em cima de um carro que estava estacionado no local, provocando alguns danos.

O prédio encontrava-se habitado por Maria de Lurdes Ribeiro e pelo filho, que moravam no último andar. No entanto, não houve feridos a lamentar e a mulher de 70 anos e o filho já estão a ser acompanhados pelos serviços de apoio social. Ainda não há certeza quanto à demolição do edifício, mas esta é esperada. A Protecção Civil afirma que, primeiro, será analisado todo o reboco do edifício e, depois, será decidida a provável demolição.

A Protecção Civil da Câmara Municipal do Porto (CMP) está a retirar todos os bens da moradora do prédio. A principal causa apontada pela Protecção Civil é a falta de manutenção do edifício e os quase 200 anos do mesmo. O prédio, situado na Rua dos Caldeireiros, já se encontrava sinalizado pelos Bombeiros Sapadores do Porto, devido ao risco de derrocada.

José Maria é morador da Rua dos Caldeireiros e fala da crescente instabilidade existente na Rua dos Caldeireiros. O morador já conhecia a situação do prédio e afirma que “foi uma sorte não ter havido um desastre” no local. O morador afirma que esta é uma zona problemática e chama à atenção para o edifício que se encontra ao lado do prédio que hoje que se encontra em vias de derrocada. “Há vários anos que esse prédio precisa de obras e ainda nada foi feito”, sustenta.