Muito se tem falado da necessidade cada vez maior dos jovens adquirirem ferramentas que lhes permitam uma entrada segura no mercado profissional. Dessas ferramentas, o empreendedorismo é, sem dúvida, a que mais tem sido discutida. Objecto de conferências, encontros e seminários, chegou mesmo ao ponto de ser considerado como uma arma para combater a crise e o desemprego crescentes.

Atenta às dificuldades por que passam os jovens no momento de tomarem as suas primeiras decisões profissionais, a Jason Associates – consultora estratégica de gestão de talento – criou um projecto inovador e que pretende encurtar a distância entre a chamada geração Millenial e algumas das empresas com maior relevo no mercado de trabalho.

The Talent City é, assim, uma cidade virtual, criada para dar respostas às dúvidas daqueles que procuram um percurso lógico entre a universidade e o seu primeiro emprego. Um espaço comum, onde se podem encontrar “jovens e empresas, potenciando o sucesso de ambos”, explica Madalena Proença, responsável pela comunicação da Jason Associates Pedro Brito, managing partner da Jason Associates.

“Foi um conceito que nos surgiu no seguimento dos projectos de anos anteriores, da nossa paixão por servir a comunidade de talento (neste caso do jovem talento) e de conhecermos empresas realmente empenhadas com esta geração, que sabíamos que estariam dispostas em investir para lhes proporcionar valor”, esclarece Madalena Proença Pedro Brito.

Conceito, conquistas e perspectivas

Para além da Seegno – empresa responsável pelo design da cidade virtual – “The Talent City” contou desde logo com o apoio de grandes empresas nacionais e estrangeiras. Madalena Proença não tem dúvidas em afirmar que “este projecto nunca seria possível sem o apoio das empresas fundadoras”.

“Convidámos estas empresas por sabermos do seu empenho com esta geração. Todas elas sabem que o sucesso futuro das suas organizações depende do jovem talento que conseguirem atrair e reter, e compreenderam o potencial de atracão da iniciativa e da oportunidade de terem um canal mais directo de posicionamento e contacto com estes jovens”, acrescenta.

Desde que a cidade foi criada, o número de “habitantes” inscritos cresce a um ritmo diário, facto que, segundo Madalena Proença Pedro Brito, supera qualquer expectativa. “Temos tido um feedback espectacular por parte das empresas e dos jovens que fazem agora parte desta cidade virtual. Neste momento já contamos quase com nove mil talentos a habitar a cidade e o número cresce diariamente. Esperamos chegar aos 15 mil brevemente”, confessa.

O futuro próximo da “Talent City” será marcado por um espaço dedicado às faculdades e por desafios especiais lançados pelas empresas, com experiências altamente enriquecedoras para os vencedores. Quanto aos talentos que habitam a cidade virtual, Madalena Proença Pedro Brito parece não ter dúvidas: “o futuro está muito do lado destes jovens e do que eles conseguirem potenciar desta ferramenta porque, acima de tudo, a Talent City é um espaço deles”.

Notícia actualizada às 16h01 de 23 de Março