A Cimeira Europeia tem lugar esta quinta-feira, pelas 17h00, e prolonga-se até sexta-feira. José Sócrates vai estar presente para explicar os últimos acontecimentos políticos em Portugal.

O Conselho Europeu, em Bruxelas, vai preparar um pacote de medidas com as quais se pretende pôr fim à crise da dívida. Para além disto, também vai ser apresentado o “pacto para o euro”, que diz respeito aos compromissos que os países devem assumir em relação a uma série de assuntos como por exemplo, o controlo do custo dos salários

Passos Coelho, líder do PSD vai ser outra presença em Bruxelas para fazer parte da cimeira do Partido Popular Europeu que acontece antes do Conselho Europeu.

Os protestos

Na manhã da cimeira milhares de pessoas juntaram-se para se manifestar contra o “pacto para o euro”. A manifestação convocada pela Confederação Europeia dos Sindicatos teve intervenção policial. Os manifestantes estão contra as reformas económicas que segundo os sindicatos beneficiam as empresas.

O manifesto provocou engarrafamentos nas estradas junto à sede das instituições europeias devido ao bloqueio que os manifestantes causaram. A polícia belga usou gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes.