Estudantes universitários vindos de vários pontos do país reúnem-se, esta quinta-feira, em Lisboa, para mostrar indignação quanto aos cortes na atribuição das bolsas de estudo. O objectivo é escrever as queixas no livro de reclamações da Direcção-Geral do Ensino Superior.

O protesto está a ser promovido por várias associações e federações académicas. As associações académicas e de estudantes da Universidade de Lisboa realizam, ao longo de todo o dia, acções de protesto na Cidade Universitária. A Associação Académica de Coimbra promove, ainda, um boicote geral às aulas e, em Faro, os alunos entregam à governadora civil local um “mural de lamentações” e um cheque fictício com o valor retirado das bolsas.

Segundo estimativas da Federação Académica do Porto, 500 a 600 alunos vão a Lisboa.

No Dia do Estudante, outros protestos estão marcados: associações de estudantes do ensino básico e secundário convocaram várias manifestações contra a política educacional.