A terceira edição do 24H BEST Engineering Competition decorre este fim-de-semana na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A organização espera a participação de cerca de 20 equipas, o que corresponde a 80 estudantes, conforme adiantou ao JPN, Luís Machado, o principal organizador do evento.

Os estudantes podem participar numa de duas provas. A primeira é a “Team Design”, onde têm de “construir um protótipo a partir de um guião, que só vai ser revelado na altura da prova”, e apresentá-lo ao júri. Na segunda prova, designada “Case Study”, os participantes têm de encontrar uma solução para dois casos de estudo, tendo em conta as informações e limitações que o desafio impõe.

O conceito foi criado há 3 anos pela BEST Porto, uma associação que reúne estudantes de Engenharia, Ciência e Tecnologia de toda a Europa. “As competições de engenharia são uma tradição da BEST Porto” e “surgiu esta ideia inovadora para estimular os estudantes a competirem”, afirma o organizador.

As provas começam às 14h00 de sábado e terminam às 14h00 de Domingo. No final, cada equipa deve apresentar ao júri o protótipo criado e os princípios de engenharia nos quais se baseiam para concretizar a prova.

No domingo, pelas 15h00, os protótipos vão ser testados numa sessão aberta ao público, no campus da FEUP. Seguir-se-á a entrega dos prémios aos vencedores. Embora nem todos os prémios estejam definidos, Luís Machado adiantou que um deles vai ser uma sessão de paintball.

As equipas vencedoras garantem o acesso à final nacional da competição, que se realiza em Maio, no Porto. Os vencedores a nível nacional vão representar Portugal na Final Europeia que vai decorrer em Instambul, na Turquia.