Durante quatro dias, o edifício da Alfândega do Porto vai acolher o maior evento de moda do país, onde todos os olhos vão estar postos nas novas tendências para a estação Outono/Inverno de 2011. A edição deste ano é dedicada ao tema “Imagine” e pretende celebrar a força imaginativa da moda.

O evento vai contar com desfiles de 16 criadores, oito jovens designers, nove marcas de vestuário e seis marcas de calçado. Os destaques desta edição vão para a apresentação da primeira colecção para homem de Luís Buchinho e as estreias das marcas “Meam”, com design de Ricardo Preto, e “Vicente International”.

O arranque dos desfiles vai estar a cargo de Luís Buchinho, Elisabeth Teixeira e Anabela Baldaque. Até sábado, vão passar pelo edifício da Alfândega as criações de estilistas como Ana Salazar, Katty Xiomara, Miguel Vieira, Luís Onofre e Fátima Lopes.

Em declarações ao JPN, Francisco Maria Balsemão, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), afirma que a intenção da edição deste ano é “romper o cânone” e “antecipar tendências”, para que a “imaginação e o espírito criativo” invadam a Alfândega do Porto.

Portugal Fashion promove “mais do que a moda nacional”

Para Francisco Maria Balsemão, o Portugal Fashion tem uma importância acrescida para a cidade do Porto, já que “promove muito mais do que a moda nacional” e a organização tem o cuidado de “preparar um completo programa social, cultural e turístico para todos os jornalistas internacionais”. O presidente da ANJE acrescenta, ainda, que o evento potencia “uma dinâmica em torno da moda, do design, da criatividade e da cultura” da cidade.

Um evento deste género, num contexto de crise económica, é, segundo Francisco Maria Balsemão, “de crucial importância” para o país, porque aposta na “produção de bens para exportação” e contribui para que Portugal “ganhe notoriedade à escala global”.

A edição do Portugal Fashion deste ano conta com um maior investimento nos cenários e uma forte presença do design, resultado da intervenção de Paulo Lobo, conhecido designer de interiores, no edifício da Alfândega.