A iniciativa, já na oitava edição, é da Universidade Católica do Porto (UCP), numa parceria com o jornal “Público” e arranca a 30 de Março. O ciclo de conferências “Olhares Cruzados sobre o Porto” pretende debater temas relevantes para a cidade e para toda a região Norte.

António Lobo Xavier inaugurar o ciclo com a conferência “O que valem as novas gerações?”. Em debate vai estar o papel dos mais jovens no futuro do país. A 5 de Abril, Basílio Horta irá presidir a uma conferência sobre a importância da aposta nas exportações na região Norte.

Os dois últimos encontros são apresentados por Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social, e por Luís Filipe Menezes, autarca de Vila Nova de Gaia. Os debates estão agendados para os dias 12 e 19 de Abril, respectivamente, e analisam a pobreza e a exclusão social, a cultura, o turismo e a promoção da imagem do Porto e do Norte de Portugal.

As conferências decorrem no Campus da Foz da UCP, às 21h30, com excepção da conferência do dia 19 de Abril, que terá lugar na nova sede da EDP no Porto.