É portuguesa a primeira aplicação mundial de escritório virtual orientada exclusivamente para o PC/Mac, iPad e smartphones. Chama-se myOffice e “é uma aplicação online” que permite às empresas “estar em contacto em tempo real” com os clientes, notificando-os sobre contactos telefónicos recebidos, chegada de correspondência e faxes e permite “às empresas terem acesso a uma rede internacional com cerca de 100 centros de escritórios a nível europeu”, explica ao JPN, Carlos Gonçalves, director-geral da Avila Business Centers (ABC).

A versão para Smartphones com o sistema operativo Android da Google vai estar disponível no Android Market a partir do dia 29 de Março. No dia seguinte, o sistema vai ser lançado na FNAC de Santa Catarina, no Porto.

A aplicação está disponível para iPhone desde Outubro, na App Store, e já foram feitos cerca de 650 downloads. Carlos Gonçalves considera que é um resultado positivo, “tendo em conta que é uma empresa portuguesa e não tem a visibilidade que empresas de outros países têm”.

A aplicação, desenvolvida pela Avila Business Centers em parceria com a Swipetwice e a Waterdog Mobile, destina-se sobretudo a pequenas e médias empresas, empresas em início de actividade, a profissionais liberais e a algumas multinacionais.

Uma solução “inteligente e racional” para quem não quer arrendar escritório

O “myOffice” insere-se no serviço de escritório virtual, “um conceito que é utilizado por empresas que não necessitam de um espaço físico permanente para funcionar ou por pessoas que trabalham em casa e necessitam de apoio de backoffice a nível administrativo”, afirma o director-geral da ABC.

Carlos Gonçalves considera que o escritório virtual é “uma solução inteligente e racional”. Em vez de arrendar um escritório, as empresas “começam a funcionar com uma linha telefónica, uma morada, um atendimento telefónico personalizado e com a utilização de sala de reuniões pontualmente”.

Num futuro próximo, a empresa pretende “continuar a desenvolver esta aplicação” e lançar novas versões da mesma. Simultaneamente, está a desenvolver “um mobile site para o Blackberry” que deve estar concluído dentro de um mês.

O serviço myOffice está inserido nos pacotes de escritório virtual disponibilizados pela Avila Business Centers, que custam às empresas entre 65 e 85 euros. Está, também, disponível uma versão demo gratuita.