No dia 27 de Março comemora-se o Dia Mundial do Teatro. Uma forma de arte que nasceu em Atenas e que acompanhou a evolução das culturas e das demais sociedades. Desde 1962 que este dia é assinalado em todo o Mundo com peças de teatro e actividades relacionadas, que levam diferentes públicos a diferentes plateias.

Onde ver e o que ver no Porto

O Teatro Nacional São João (TNSJ) celebra a efeméride com uma programação alargada e gratuita através do Programa Odisseia, em parceria com o Centro Cultural de Vila Flor, o Theatro Circo de Braga e o Teatro de Vila Real e em paralelo com a União dos Teatros da Europa. O TSNJ apresenta no Teatro Carlos Alberto a estreia de “Glória, ou como Penélope Morreu de Tédio“, de Cláudia Lucas Chéu, no dia 25 de Março. A Casa da Música assinalou o Dia Mundial da Música no TNSJ, no dia 27 de Março, a instituição vai receber a produção do TNSJ , “A Febre”.

A Panmixiavai apresentar, no domingo, ” A Lenda da Gaia” no CACE Cultural pelas 16h00. O bilhete é de dois euros. Já o Teatro Ensaio faz do Café Progresso o palco para a Leitura Encenada de “Última Porta”, no sábado, dia 26, pelas 16h00.

O Ballet Teatro aposta, de 25 a 27 de Março, em aulas e leituras encenadas dirigidas a várias idades. Os alunos do Ballet Teatro Escola Profissional apresentam os seus projectos no dia 27, no Hard Club, pelas 17h00.

A Associação Teatro Construção assinala a data com “Kamones – Erros meus, má fortuna, Amor Ardente”, pelas 21h30, no Centro Cultural de Joane, em Famalicão. A entrada é gratuita.

Já o Teatro Plástico apresenta, no Dia Mundial do Teatro, o colóquio “Teatro-Museu”, no Museu Nacional Soares dos Reis, relacionado com o projecto “In Situ – In Transit”. O Teatro da Vilarinha apresenta o espectáculo “O Rapaz do Espelho”, de Álvaro Magalhães, no dia 26 de Março, com entrada gratuita para crianças até aos dez anos de idade e sessões das 16h00 às 21h30.

A Maia organiza a 3.ª Mostra de Teatro de Amadores da Maia e a 5.ª Primavera do Teatro, no Fórum da Maia. A organização é da Companhia de Teatro Art’Imagem e o programa vai do dia 24 até 27 de Març. O custo de entrada é de um euro.

Finalmente, o Teatro Experimental do Porto (TEP) abre as suas portas com “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garret, no dia 27, data que celebra os doze anos de actividade do TEP em Vila Nova de Gaia. O espéctaculo é dirigido a todas as idades e tem a entrada gratuita no Auditório Municipal de Gaia.