Desde 2008 que o Porto comemora o Dia Nacional dos Centros Históricos. Numa iniciativa da câmara, através da Divisão Municipal de Património Cultural, do Gabinete de Turismo, da Porto Lazer e da Associação Porto Digital, a Invicta associa-se às celebrações do dia que glorifica o património histórico de várias cidades portuguesas.

O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se a 28 de Março, data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono. Mas, este ano, o Porto recebe a festa do Dia Nacional dos Centros Históricos a 26 de Março, o sábado mais próximo da data oficial.

Entidades e edifícios referenciados

O JPN dividiu os 30 edifícios e entidades que participam no Dia Nacional dos Centros Históricos, nas áreas de Religião, Cultura, Lazer, História e Património, Ensino e Solidariedade.

Em 1991, a Câmara Municipal do Porto apresentou uma candidatura à UNESCO para classificar o Centro Histórico da cidade como Património Cultural da Humanidade. Cinco anos mais tarde, a candidatura foi aceite e o turismo na cidade beneficiou em larga escala com a distinção.

O objectivo é promover o Centro Histórico do Porto (CHP), aliando o interesse patrimonial e cultural. Neste sentido, a cidade apresenta um vasto programa de actividades inseridas em temáticas como a animação de rua, actividades lúdicas, concertos e música, conferências e palestras, exposições, comércio e novos mercados, multimédia, oficinas, passeios, gastronomia, visitas guiadas e livres.

Às 10h00 e às 15h00 terão lugar dois percursos pelo Centro Histórico do Porto, ambos com destino à Casa do Infanta, com partidas da Estação de S. Bento e da Praça dos Leões. O acesso está limitado a duas actividades gratuitas por pessoa, sujeito à disponibilidade de lugares e a eventual inscrição prévia, que deve ser feita presencialmente no Posto de Turismo Central (Rua Clube dos Fenianos, n.º 25) entre as 10h30 e as 16h00.