Um conjunto de investigadores portugueses do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e do Instituto Português de Oncologia de Coimbra descobriram um mecanismo capaz de travar o crescimento e a capacidade invasiva das células tumorais. Os resultados do estudo, publicado na revista científica Oncogene, apontam para uma nova estratégia no tratamento do cancro.

LRP1B é o nome do gene responsável por suprimir “o crescimento e a invasão das células tumorais de uma forma pouco convencional”, disseram, em declarações à agência Lusa, Paula Soares e Hugo Prazeres, dois membros do IPATIMUP. A actuação deste gene baseia-se na remoção de “factores do meio que circunda as células que, de outra forma, seriam cruciais para as células tumorais”, explicam os investigadores.

Para Paula Soares e Hugo Prazeres, esta descoberta pode ter um impacto “significativo”, uma vez que já se avança a hipótese de “que este mecanismo possa ser encontrado em vários tipos de cancro de grande incidência, incluindo o cancro do pulmão e do esófago”, avançam.

“O trabalho para o futuro passa agora por identificar outras moléculas moduladas pelo LRP1B e explorar de forma terapêutica a capacidade desta molécula para restaurar as condições normais fora da célula”, referem os dois investigadores.