A Universidade Lusófona do Porto (ULP), sedeada no centro histórico da cidade, é reconhecida como instituição de interesse público, cuja finalidade passa pelo Ensino Superior e pela Investigação Científica.

Entidades e edifícios referenciados

O JPN dividiu os 30 edifícios e entidades que participam no Dia Nacional dos Centros Históricos, nas áreas de Religião, Cultura, Lazer, História e Património, Ensino e Solidariedade.

Também a Árvore, fundada em 1963 por um grupo de artistas plásticos, se encontra na zona central da Invicta. A Árvore é uma escola direccionada para o Ensino Profissional na área das artes e do design. A cooperativa promove a renovação cultural da cidade do Porto e é, além de um espaço de liberdade artística, uma instituição moderna e em constante renovação.

Em pleno centro histórico do Porto, a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) é uma instituição de Ensino Superior associada à UNESCO e conta já com cerca de 30 anos de experiência. É uma referência a nível nacional na formação de arquitectos, cineastas, fotógrafos, animadores e produtores culturais, actores, designers multimédia e artistas plásticos. A variedade das áreas de actuação permite um cruzamento de saberes plural e criativo.