Situada a mais de quatro mil quilómetros de Portugal, a Lituânia não possui laços estreitos com a nação portuguesa. Vilnius, a capital deste país que se insere nas três Repúblicas Bálticas, foi o nome dado à iniciativa que ocorre em Vila do Conde.

Vilnius – Primavera Cultural em Portugal, é uma mostra dos “vários pontos em comum” entre Portugal e o país do Norte da Europa, explica Nuno Guimarães, um “apaixonado” pelo país, que vive em Vilnius há vários anos e faz parte da Embaixada Portuguesa na Lituânia.

“Eu tenho uma versão um pouco romântica da proximidade entre Portugal e a Lituânia. Além de possuir algumas semelhanças pagãs, a Lituânia tem, também, uma palavra que define saudade, tal como nós temos”, explica o membro da Embaixada Portuguesa.

A principal atracção da iniciativa são as esculturas de fogo. O Auditório Municipal de Vila do Conde acolhe duas exposições de arte. Tatjana Kazimieréniené expõe as suas ilustrações e grafismos até ao final do mês. No andar de cima, Giedrius Kasimierénas apresenta os seus trabalhos sobre a história do país. Apenas uma obra é original, as restantes pinturas apresentadas são fotografias e o artista decidiu, também, expor os seus estudos e esquissos.

Nos dias 24 e 25 serão transmitidos alguns filmes originais dos “latinos do báltico”, como afirma Nuno Guimarães.

Esculturas de Fogo ardem em dez minutos

Do outro lado do Rio Ave, em Azurara, três esculturas de fogo vão ser queimadas no dia 25 de Março pelas 23h00. Arvydas Alisanka cria esculturas de fogo. “As esculturas de fogo são muito comuns na Lituânia, sobretudo nos equinócios”, explica o escultor. Com cerca de seis metros de altura, as apresentadas já são mais modernas. As originais remontam ao início da cultura pagã e o escultor constrói-as há cerca de 15 anos.

Arvydas diz estar a gostar de Portugal e sente uma certa familiaridade com Portugal. Uma das tradições de queima das esculturas pratica-se no solstício de Verão a 21 de Junho. “Nesse dia, criamos uma escultura com a silhueta de uma mulher feia e queimamos. Esta tradição representa o fim do Inverno e o início do Verão, banimos o Inverno através da mulher e assim o Verão pode vir”, explica o escultor Lituano.

A anteceder o espectáculo das esculturas de fogo, a cantora lírica Sigita Trimakaite irá apresentar 22 canções tradicionais lituanas às 21h30 horas no Auditório Municipal.