As luzes de cidades de todo o mundo vão voltar a apagar-se. A “Hora do Planeta” realiza-se este sábado, 26 de Março, entre as 20h30 e as 21h30. Durante uma hora, pessoas, empresas e cidades desligam as luzes e viram os holofotes para os problemas ambientais que o planeta atravessa.

O evento mundial conta já com vários participantes. Cidades como Nova Iorque, Londres, Singapura e Teerão, mas também personalidades como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, a modelo australiana Miranda Kerr e o futebolista Francesco Totti, já garantiram que se vão juntar pelo bem do planeta.

A World Wide Fund for Nature (WWF), organização não-governamental que promove o evento, salienta que o apagar das luzes por uma hora, num dia, é apenas um gesto simbólico. E Ângela Morgado, da WWF portuguesa, acredita que “não é só nessa hora que as pessoas pensam no estilo de vida que temos”. Além disso, refere a importância de pequenos gestos. Ângela Marques lança um desafio aos portugueses: “vá para além da hora e mostre que compromissos tem com o planeta”.

Luzes da cidade Invicta continuam acesas

Pelo terceiro ano consecutivo Portugal junta-se à causa. Ângela Morgado refere que, “em 2009, participaram 11 cidades, 26 em 2010 e, este ano, são cerca de 90 cidades e vilas”. O aumento deve-se ao facto de a “Hora do Planeta” ser “uma grande plataforma voluntária de cidadãos com expressão global, o que implica que mais municípios o vejam como interessante na luta contra as alterações climáticas”, explica a responsável. Além disso “o exemplo passa de umas cidade para outras”. Assim, Lisboa, Faro e Évora, entre muitas outras, confirmaram seu o apoio.

Contudo, em 2011, o Porto não faz parte da lista de cidades portuguesas que se juntam à iniciativa mundial. Enquanto em 2010, 54 monumentos da Invicta, como o Mercado do Bolhão e a Ponte D. Luís, ficaram às escuras, naquela que foi considerada uma adesão significativa, a cidade do Porto não participa no evento deste sábado.

Por todo o mundo, 133 países e 4000 cidades de todos os continentes vão desligar as luzes. E esta é também uma oportunidade de ver de forma diferente símbolos, como Time Square, em Nova Iorque, a Ponte 25 de Abril, em Portugal, e Davis Station, na Antárctica.