Sexta-feira foi o terceiro dia de Portugal Fashion. Fernando Lopes/Hugo Veiga e Andreia Oliveira/Luciana Teixeira mostraram, à plateia, o seu jovem talento.

O Portugal Fashion é, cada vez mais, uma rampa de lançamento de estilistas e designers de moda. A organização do evento aposta sempre na qualidade dos criadores. Andreia Oliveira e Luciana Teixeira abriram o terceiro dia do evento, com propostas para o Outono/Inverno 2011.

Fernando Lopes e Hugo Veiga apresentaram a sua colecção para as estações frias de 2011. O minimalismo e os contrastes reinaram na passarela.
Cores quentes e frias; peças curtas ou compridas e tecidos leves e esvoaçantes marcaram esta colecção. O cabedal e as peles também estão na moda para o Outono/Inverno.

Neste dia, a plateia também assistiu ao desfile do luso-angolano Vicente Internacional (“Insígnia”, o nome da arrojada colecção), de Hugo Costa, Felipe Oliveira Baptista, Joana Ferreira, TM Collection by Teresa Martins, Alexandre Mafarreiro e o já veterano Miguel Vieira.

Jovens designers certificados

Fernando Lopes, formado pelo CITEX, no curso de Técnica de Desenho de Vestuário e de Design de Moda, venceu o Fashion Awards, promovido pela Fashion TV, na categoria de “Melhor Novo Criador”. O designer venceu o primeiro prémio para jovens promessas, aquando da sua participação no MODTISSIMO, em 2008. Com isto, teve direito a um estágio no L’Atelier dês Créateurs, em França.

Andreia Oliveira tirou o Curso Técnico de Design de Moda na Escola de Moda do Porto. Participou no MODTISSIMO, tal como Fernando Lopes. Há dois anos, venceu o prémio para melhor colecção e Melhor Coordenado Feminino no concurso Acrobatic.

Hugo Veiga formou-se no curso de Técnica de Desenho de Vestuário no CITEX, assim como no de Design de Moda. O MODTISSIMO também o viu passar por lá.

Luciana Teixeira tem formação internacional: tem o BTEC – National Diploma in Art and Design, que obteve em Brighton (Inglaterra); já no CITEX, terminou o curso de Design de Moda. Venceu um concurso de elaboração de uma colecção desportiva, promovido pelo Futebol Clube do Porto.