Os questionários do Censos 2011 começam hoje, segunda-feira, a ser recolhidos. A visita vai servir, além da recolha, para entregar questionários a quem ainda não tenha recebido.

Isabel Silva, do serviço de Comunicação do INE, disse, ao JPN, que estas “são apenas situações residuais”. Apela, ainda, a quem não recebeu os questionários em casa que contacte a respectiva Junta de Freguesia para que o recenseador da área faça a entrega.

Para além disso, nesta primeira fase, o objectivo é, também, apoiar pessoas com eventuais dúvidas e dificuldades no preenchimento dos documentos. Isabel conta que “normalmente apenas as pessoas mais idosas e algumas das que têm baixos níveis de escolaridade necessitam dessa ajuda”.

Todas as entregas devem ser feitas no próximo mês de Abril. Quem preenche via Internet tem até dia 10. Para os que preferem entregar em papel o prazo prolonga-se até dia 25.

Boa adesão à resposta online

A adesão à resposta pela Internet aos censos 2011 foi grande. Segundo o INE, “às 9h00 de hoje, uma semana após o início da resposta aos Censos pela Internet, registavam-se já 815 000 alojamentos entregues”, esclarece Isabel Silva. O número significa que cerca de dois milhões e cem mil pessoas se recensearam através da Internet.

O preenchimento online dura apenas mais duas semanas, pelo que “o INE solicita à população que não deixe a resposta para os últimos dias”, explica Isabel. O objectivo é evitar congestionamentos.