O primeiro chip neural introduzido em voluntários humanos completa mil dias em perfeito funcionamento. Implantado numa mulher tetraplégica, o “BrainGate” permite que a paciente controle um cursor no ecrã do computador, recorrendo apenas ao pensamento.

Em desenvolvimento desde 2002 como uma combinação de hardware e software, o sistema BrainGate detecta directamente sinais eléctricos no cérebro, produzidos pelos neurónios que controlam os movimentos. Os sinais são descodificados e traduzidos pelo aparelho, transformando-se em instruções digitais que são passadas ao computador.

O “BrainGate” está a ser avaliado na capacidade de dar às pessoas com paralisia o controlo de dispositivos externos, tais como computadores ou cadeiras de rodas. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América, são os responsáveis pela experiência.