“Inovar, internacionalizar e exportar” são as bases que o arquitecto Nuno Sampaio quer que norteiem o primeiro laboratório português dedicado à arquitectura, ao urbanismo e ao design. Situado num armazém da antiga zona industrial de Matosinhos, o espaço Estratégia Urbana pretende ser, segundo Nuno Sampaio, presidente do laboratório, uma empresa “criadora de inovação para proporcionar qualidade de vida às populações”.

Nuno Sampaio explica que a Estratégia Urbana se move num “triângulo” e cada vértice tem uma representação: os técnicos que trabalham a cidade, o poder político e a população em geral. Para o presidente do laboratório, é importante que “as pessoas consigam comunicar num momento em que existe grandes dificuldades”.

A Estratégia Urbana quer conseguir, através de um conjunto de actividades que vai realizar, “colocar muita gente que já está a trabalhar a falar entre si”.

Internacionalizar a arquitectura portuguesa é, para Nuno Sampaio, “muito importante”. O arquitecto diz que é com a “arquitectura e a engenharia” que se “marcam pontos a nível internacional”. O novo projecto quer “pôr as entidades a colaborar e trabalhar juntas” porque, segundo o presidente da empresa, “só assim o projecto tem sustentabilidade”.

É numa “atitude de partilha de responsabilidades, de objectivos e de ambição que as entidades portuguesas têm de trabalhar”, defende Nuno Sampaio.

Os objectivos da empresa

A Estratégia Urbana apresenta-se ao público com “três grandes objectivos”: ser um centro de estudos de excelência, criar uma estratégia nacional para a arquitectura e o design e internacionalizar o que de melhor se faz em Portugal na área.

Para que estes três objectivos sejam alcançados, Nuno Sampaio aposta no diálogo e no trabalho conjunto “com entidades que falam arquitectura em Portugal”.

O laboratório vai, ainda, acolher um ciclo de conferências com 20 arquitectos, em parceria com a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva. A primeira é já a 31 de Março e conta com a presença do arquitecto Carrilho da Graça.