A partida amigável de sábado, em Leiria, frente ao Chile, não trouxe a Paulo Bento nem aos adeptos portugueses as melhores indicações quanto ao futuro da Selecção. O jogo foi pobre e o resultado (1 – 1) não foi o mais motivador no plano anímico.

Ainda assim, o fim-de-semana tinha uma boa notícia reservada para a equipa das “Quinas”: Noruega e Dinamarca tinham empatado (1 – 1) no jogo a contar para a qualificação do Europeu de 2012. Isto significa que o primeiro lugar do grupo H (ocupado pela Noruega, com 10 pontos) está agora ao alcance de Portugal (7 pontos), que defronta os noruegueses a 4 de Junho no Estádio da Luz.

Tendo em conta que o próximo embate a “doer” é contra os nórdicos, o jogo particular de amanhã, em Aveiro (20h45), não podia vir em melhor altura para Portugal, na medida em que a partida é frente a outra equipa nórdica: a Finlândia. É provável que Paulo Bento faça algumas modificações no onze titular que vai entrar no Estádio Municipal de Aveiro, nem que seja apenas para ver outros jogadores em acção. A certeza vai para a alteração à direita da defesa, depois de João Pereira se ter lesionado frente ao Chile.

Ainda que o estilo de jogo de chilenos e finlandeses seja um pouco diferente, Portugal tem de mudar de atitude em relação ao jogo de sábado, para que possa vencer e convencer. O empate diante do Chile já lá vai, mas não se pode esquecer tudo o que foi (ou não foi) feito no jogo com os sul-americanos.

Portugal – Chile (1 – 1)

Paulo Bento colocou em jogo um meio-campo e ataque composto por jogadores que jogam, ou já jogaram no Sporting. Apenas Raul Meireles não faz parte desse lote de origem “leonina”, senão veja-se: João Moutinho, Carlos Martins, Varela, Nani e Hélder Postiga passaram todos pelo Sporting, sendo que este último ainda está em Alvalade.

O meio-campo não esteve tão forte como nos últimos jogos, mas o ataque ainda deu um ar da sua graça. Nani e Varela mostraram a espaços a sua “explosividade”, mas era raro haver sequência aos lances por eles criados. O próprio golo de Portugal, por Varela aos 16 minutos, foi conseguido depois de ter sido um chileno a colocar a bola na cabeça do extremo portista, que não perdoou.

Quase de forma bizarra, esta partida esteve muito ligada ao Sporting. Já alguns factos foram mencionados, mas existe mais: o Chile apenas levava perigo à baliza portuguesa por momentos, mas numa dessas jogadas em que quase marcava, João Pereira (jogador do Sporting) lesionou-se no cotovelo e teve de sair em maca. Passados poucos minutos, Matías Fernández (jogador do Sporting) marcava o golo do empate na conversão espectacular de um livre, que Rui Patrício (guarda-redes do Sporting) não conseguiu parar.

A primeira parte terminava, e a segunda só veio para se cumprirem mais 45 minutos. Destaque apenas para a entrada de mais um jogador que já passou pelo Sporting (Quaresma), já que foi dele que partiu o passe para Rolando criar a ocasião mais perigosa de Portugal na segunda metade, num cabeceamento ao lado da baliza chilena.