O Vitória de Guimarães é o primeiro finalista conhecido da Taça de Portugal de futebol. A equipa liderada por Manuel Machado empatou 0 – 0 com a Académica de Coimbra, no jogo relativo à segunda mão das meias-finais da prova. A qualificação dos vimaranenses foi possível graças à vantagem de um golo que conquistaram no primeiro encontro das meias-finais, que aconteceu no Estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães. 1 – 0 foi o resultado final, o golo solitário foi marcado por Faouzi aos 80 minutos de jogo.

No final da partida, Manuel Machado, treinador do Vitória de Guimarães, não escondeu a satisfação pela passagem à final da prova e admitiu não ter preferidos em relação à equipa que vai disputar o troféu com os vimaranenses. Manuel Machado disse, aos jornalistas, que “brilhante seria ter um desfecho diferente das outras quatro finais, ou seja, ganhar a Taça de Portugal”.

Já Ulisses Morais, treinador da Académica de Coimbra, referiu a tristeza que é ficar à porta da final. “Discutimos o jogo com rigor e profissionalismo. É de enaltecer a postura e a organização e é difícil dizer o que faltou. Fizemos tudo o que pudemos”, referiu no final da partida.

O adversário do Vitória de Guimarães só vai ser conhecido no dia 20 de Abril, no jogo que vai opor o Benfica ao FC Porto. Por enquanto, a eliminatória está a favor do Benfica, que conta com uma vantagem de dois golos marcados no Estádio do Dragão.

A final da prova está agendada para dia 22 de Maio no Estádio Nacional, em Oeiras.