Quem passa na Rua de Cedofeita, quase a chegar à Rua da Boavista, depara-se com um sítio que leva até ao centro do Porto o melhor paladar da Beira Baixa. “Pastor da Gardunha” é uma loja que vende todo o tipo de produtos genuínos e artesanais e tem tudo o que uma boa mercearia de bairro deve ter.

O projecto foi ideia de Ana Martins, nascida e criada no Fundão, mas a viver no Porto há uns anos. Sempre que se deslocava à terra natal, os amigos pediam-lhe para trazer queijos, enchidos e sobretudo cerejas. Quando ficou desempregada, Ana percebeu que havia no Porto um bom público para estes produtos e decidiu avançar com o negócio, “em vez de ficar em casa parada”, conta.

Em Dezembro de 2010, abriu a loja em Cedofeita. No “Pastor da Gardunha”, a oferta é variada e não se fica só pelos queijos e enchidos. Há chouriços, mel, alheira, presunto e paio. Dependendo da época, também se podem encontrar cerejas, maçãs e castanhas.

Segundo Ana Martins, “os chás e azeite não são vendidos em mais nenhum sítio do Porto”, já que são biológicos e encomendados a “pequenos produtores” do Fundão. O mesmo acontece com o vinho e com as compotas.

Por enquanto, na opinião de Ana Martins, o negócio “está a ser bem aceite” pelos portuenses. O próximo passo é expandir a venda dos produtos para restaurantes e hóteis, mas sempre com cautela porque “uma casa não se faz num dia”, remata.