Ambiente de café, conversas por cima de telemóveis e computadores. O evento tinha como objectivo motivar a partilha de conhecimento e a criação de novas parcerias. “Tendo em conta o grande número de Startups na cidade, fruto de um grande esforço de várias entidades, achamos que um evento informal para este público seria uma óptima maneira de ligar todas estas Startups“, explica Ricardo Gonçalves, organizador do Startup Coffee Porto.

A frequentar o último ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Ricardo Gonçalves acrescenta que “foi decidido abrir o evento não só às Startups, mas também a entusiastas que pretendem abrir uma empresa, para que beneficiem da experiência dos outros participantes”, anunciando o Coffee pelas redes sociais, via Twitter.

Este evento tem como base um conceito muito simples: “um café depois do trabalho”. Vai, por isso, realizar-se todos os meses, “após a afluência do primeiro encontro”. Os interessados podem juntar-se ao grupo no Meetup.

O projecto surgiu após o desafio lançado pela organização do Lisbon Startup Coffee, também já realizado em Coimbra.

Iniciativas para promover novas ideias de negócio

Existem outros eventos para dinamizar o empreendedorismo, o iUP25K é uma delas. “É um concurso de ideias de negócio na UP”, explica João Oliveira, estudante em Engenharia Industrial e Gestão na FEUP. As candidaturas estiveram em curso até 25 de Março. Na fase final do concurso recebem ajuda para estruturar a ideia de negócio e para comunicar eficazmente essa ideia.

As conferências sobre empreededorismo também se vão multiplicando, mas João Oliveira, antigo membro do Centro de Empreendedorismo da Universidade do Porto e co-organizador do Startup Live Porto, entende que “algumas iniciativas como o Startup Live promovem mais do que a partilha de contactos e de experiências. É proporcionada uma abordagem “hands on“, isto é, as pessoas trabalham sobre a ideia de um negócio”.

Para o estudante, já se promove quanto basta o empreendedorismo, mas falta a parte da execução. É preciso levar a ideia e os planos a algo mais concreto, como aconteceu com o Startup Live.