Os cruzeiros já estão de volta ao rio Douro, mas a empresa Douro Azul está a preparar um pedido de indemnização ao Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) pelos prejuízos financeiros causados pelos atrasos na reposição das bóias de segurança no canal navegável do Douro.

Recorde-se que estava agendado para 18 de Março o início dos cruzeiros fluviais no Douro. Contudo, a navegação no rio continuou suspensa por motivos de segurança, sendo apenas possível navegar entre o Freixo e a Foz do Douro. A empresa de cruzeiros teve, então, de suspender o itinerário Porto-Pinhão.

Estava estipulado que a 25 de Março estivessem repostas as marcas de segurança no canal navegável do rio. Porém, de acordo com o comunicado de imprensa da Douro Azul, o canal até ao Pinhão só foi reaberto a 26. Dado que o IPTM não cumpriu o prazo, as empresas tiveram novo prejuízo, acrescenta o comunicado.

Além do prejuízo financeiro, a Douro Azul acrescenta que esta situação teve impacto na imagem e na credibilidade da empresa.