A Direcção-Geral de Saúde (DGS), através do relatório do número de interrupções de gravidez, indica que em 2010 se fizeram 19 436 abortos, dos quais 97% correspondem a interrupções por opção da mulher, até às dez semanas. Em 2009, realizaram-se 19848 abortos.

Os dados da DGS revelam que dois terços das mulheres que fizeram interrupções tinham idades compreendidas entre os 20 e os 34 anos. O relatório diz, também, que 99 menores de 15 anos realizaram abortos.

Das interrupções realizadas em 2010, a maioria realizou-se em instituições públicas do Serviço Nacional de Saúde. O procedimento mais usado no sector público foi a realização de abortos através de medicamentos enquanto que, nas unidades privadas, o recurso à cirurgia com anestesia foi o método mais recorrente.

Cerca de 51,8% das mulheres que recorreram à interrupção de gravidez tinham um ou dois filhos. Aproximadamente, 75% das mulheres nunca tinha feito um aborto anteriormente

Mais de metades das interrupções de gravidez ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte realizaram-se cerca de 4000 abortos.