A partir de 5 de Abril, a Associação de Estudantes Lusófonos em Newark, New Jersey, em parceria com o Consulado Geral de Portugal, realiza o 1º Ciclo de Cinema de língua portuguesa na comunidade, que vai reunir obras de Manuel de Oliveira, Sérgio Tréfaut e do jovem realizador local Yuri Alves.

A abertura será marcada pela exibição, no Seton Hall University, New Jersey, do documentário “Os Lisboetas”, de Sérgio Tréfaut. Vencedor, em 2004, do prémio de Melhor Filme Português no festival IndieLisboa, este é um documentário político que retrata a vaga de imigração que, nos últimos anos, mudou Portugal.

Contactada pelo JPN, Amélia Paiva, cônsul-geral de Portugal em Newark, New Jersey, destacou que a ideia do projecto surgiu para salientar “a importância crescente do cinema em língua portuguesa, como forma de expressão cultural e artística da lusofonia, e com o interesse que congrega junto de diversas gerações de espectadores”.

O ciclo vai expôr uma retrospectiva dos filmes do jovem realizador local Yuri Alves, no Sport Clube Português de Newark. Nascido em Portugal, Yuri Alves emigrou, em 1987, para New Jersey, onde se dedicou ao cinema, arrecadando diversos prémios pela realização de filmes como “Until the End”, “The Day the World Changed” e “Beyond the Origins Within”.

Para finalizar o ciclo cinematográfico será exibido “Singularidades de Uma Rapariga Loira”, de Manuel de Oliveira, na Rutgers University. A história centra-se em Macário, um jovem contabilista que se perde de amores por Luísa Vilaça, uma rapariga loira por quem fez juras de amor e casamento, até que descobre uma singularidade da virtuosa noiva.

Amélia Paiva espera que o ciclo possa ser repetido em anos seguintes e que possa ter a assistência do público norte-americano. As exposições de filmes estarão disponíveis até ao final do mês de Abril.