Se o Braga não jogasse no sábado, bem se poderia dizer que a jornada 25 da Liga ZON Sagres só começava no domingo. Para este dia estão reservados verdadeiros choques de “titãs”.

Em Lisboa, os dois primeiros classificados da tabela, Benfica e FC Porto, defrontam-se num clássico que se prevê “escaldante”. Em Guimarães, Vitória (33 pontos) e Sporting (38 pontos) disputam o ambicionado terceiro lugar. Mas como não há “dois sem três”, SC Braga (37 pontos) junta-se a estes na luta pelo último lugar do pódio. Na verdade, os bracarenses são aqueles que mais ameaçam a posição do Sporting, já que se encontram a apenas um ponto dos “leões” e ainda têm um confronto directo na agenda com os de Alvalade. O Sp. Braga pode mesmo ocupar, por um dia, o terceiro lugar da classificação, na medida em que joga um dia antes frente ao Beira-Mar.

O profissionalismo que Domingos Paciência tem demonstrado ao longo da sua carreira no Braga, prevê que o treinador arsenalista não se distraia na perseguição ao terceiro lugar ocupado pelo Sporting, mesmo agora que se encontra nas pretensões leoninas para treinador. O “inimigo” de sempre, o Vitória de Guimarães, pode vir a ser o melhor amigo dos bracarenses por um dia. Mais longe do terceiro posto, se vencer o Sporting no domingo e se Braga tiver ganho no dia anterior diante do Beira-Mar, os vimaranenses entregam aos vizinhos do Minho a terceira posição do campeonato.

Benfica – FC Porto (Domingo, 20h30)

No Estádio da Luz vai estar presente a melhor equipa do Mundo no mês de Março: o FC Porto. Nas vésperas de visitarem o “ninho” do rival, os portistas foram destacados com essa distinção pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Curioso é o facto dos “dragões” sucederem ao Benfica na designação, já que as “águias” ocuparam esse lugar no mês de Fevereiro.

Mas o jogo de domingo não vai incidir sobre a disputa deste título. Na realidade, o FC Porto vai ao estádio do adversário para tentar garantir a conquista de mais um campeonato nacional. Por causa disto, espera-se um “clássico” de alto risco. Se no ano passado proporcionou-se a exacta situação contrária, com “encarnados” a terem a possibilidade de se sagrarem campeões no Dragão, esta época são os portistas que têm o “pássaro na mão”. Ou melhor, a “águia”.

Além desta eventualidade que acrescenta “fervura” à partida, existe ainda outro factor que também pode contribuir para isso. André Villas-Boas deve levar Hulk e Sapunaru à Luz, que na temporada transacta viram-se envolvidos numa tamanha confusão dentro do túnel “encarnado”. A suspensão prolongada que se seguiu sobre os dois jogadores e a tardia decisão de diminuir os jogos de castigo aplicados, acima de tudo, a Hulk, podem fazer com que o sentimento de injustiça ande à tona.

Com um Benfica sem nada a perder e um FC Porto não muito preocupado na frente, tendo em conta os treze pontos de avanço que leva sobre os benfiquistas, é impossível de adivinhar o cariz que a partida vai adoptar. Nada melhor do que esperar para ver.