Os fenómenos ligados ao esoterismo e ao misticismo têm crescido e são cada vez mais procurados na nossa sociedade. Nesse sentido, surgiram lojas especializadas na temática que procuram servir os interesses dos clientes.

A “Mundo Místico” abriu na Rua do Bonjardim, no Porto, em 1995, quando Tita Alvarez levou a bom porto o gosto por estas temáticas. Desde a altura da sua abertura que a “Mundo Místico” recebe clientes de todas as idades e classes sociais, apesar dos adeptos destes fenómenos serem “uma minoria” no país.

Os clientes procuram vários produtos, desde velas, livros e pedras semi-preciosas. No entanto, são os incensos os mais pretendidos pelos visitantes da loja.

Os rituais de magia também atraem muitos clientes que, por “receio do que as outras pessoas possam pensar”, nem sempre gostam de o revelar. A prática de rituais de magia é motivada pela “necessidade” e está quase sempre relacionada com temas como “o amor, o dinheiro e a protecção”, revela Tita Alvarez.

“O esoterismo tem a ver com aquilo que é fechado e com o conhecimento secreto”, diz Tita Alvarez. “Começou a ser desvendado no século XVIII e engloba tudo aquilo que era o conhecimento secreto como a magia, a astrologia e a alquimia. Aborda diferentes doutrinas, filosofias, modos de pensamento e, por vezes, algumas religiões”. Por outro lado, “o misticismo é mais uma forma de ver o mundo, não só com os olhos do raciocínio mas com os olhos do coração e da alma”, explica.

No “Bazar Místico“, na Rua Álvaro Castelões, em Matosinhos, os clientes também variam na faixa etária e na condição social. Maria Manuela Sousa, proprietária, conta que são visitados por “juízes, advogados, médicos” e pessoas da “classe média e classe baixa”.

Neste momento, “livros espirituais” são os produtos mais procurados, assim como “os talismãs e as protecções“.

Consultas de Tarot são um “conforto”

Em ambos os estabelecimentos, as consultas de Tarot são o serviço mais procurado. Maria Manuela Sousa, proprietária do “Bazar Místico”, em Matosinhos acredita que “o Tarot funciona como um conselheiro”, de tal modo que recebem “clientes frequentes, capazes de visitar a loja todos os meses”.

Márcia Barbosa é taróloga no “Bazar Místico” e explica que o Tarot é procurado “por um lado, para descortinar algo a nível de futuro e, por outro lado, para saber algumas situações do presente”. Os temas são recorrentes e centram-se “no amor, no trabalho e na saúde”.

Os problemas do quotidiano e a busca incessante de soluções conduzem a uma necessidade de tirar dúvidas e, acima de tudo “procurar um bocadinho de conforto”, diz a taróloga. Ainda assim, “aquilo que as cartas mostram é apenas uma previsão”, esclarece.