O teleférico de Gaia já está em funcionamento, desde a última sexta-feira, numa fase experimental. O percurso, entre o Jardim do Morro e o Cais de Gaia, promete ser uma atracção turística e, no futuro, servir de transporte à população da cidade.

Luís Filipe Meneses, presidente da Câmara Municipal de Gaia, realça a vertente turística do teleférico, afirmando que a ligação significa que “qualquer pessoa hoje que venha de qualquer local da Área Metropolitana do Porto pode vir de metro até Gaia, experimentar o teleférico, almoçar no Cais, ir às caves, passear na beira rio e ir até à marina de Afurada”.

Segundo o autarca, a Câmara de Vila Nova de Gaia está a “negociar com o concessionário a introdução de passes sociais para moradores e para determinados estratos económicos ou etários da cidade”. Luís Filipe Meneses espera que o processo negocial esteja concluído “até ao final de Abril”.

Luís Filipe Meneses destacou a intenção de ligar o Porto e Gaia através do teleférico, afirmando que “esse projecto está pensado há vários anos”.

Utentes criticam preço do bilhete

Os utentes do primeiro dia de funcionamento do teleférico foram, sobretudo, turistas franceses e alemães. Os utilizadores portugueses salientaram a beleza da vista, mas criticaram o preço. Laura Cruz considera que a viagem é “muito interessante e com uma paisagem lindíssima”, mas “o preço é exagerado”. Já Monteiro Leão veio ver o teleférico pela “curiosidade”, mas não viajou por “ser um bocado caro”.

A obra, fruto do consórcio entre a Etermar e a Telef e de um investimento de 10 milhões de euros, arrancou em Março de 2009 e teve várias datas marcadas para a inauguração. No entanto, só em Janeiro deste ano começou a fase de testes.

O percurso, nas cabines com lotação para oito pessoas, pode demorar entre três a seis minutos e tem um tarifário previsto de 9,5 euros (ida e volta) e 6 euros (um só sentido).