A edição de 2011 do Festival Internacional de Cinema Independente (Indie Lisboa) é marcada pelas reduções de apoio privado e público. Este ano, a organização conta com menos 500 mil euros, uma redução significativa face ao orçamento do ano anterior. Em entrevista ao JPN, um dos directores do Festival Indie Lisboa, Rui Pereira, assume que houve, de facto, uma redução nos “apoios privados” e, também, “ao nível dos apoios públicos”, causando uma redução não só financeira, como “de bens e serviços”.

Apesar da diminuição de orçamento, o conceituado festival de cinema apresenta uma programação [PDF] forte e diversificada. Rui Pereira afirma que esta edição tem como mais valia “a retrospectiva de Júlio Bressane”, que é “o herói independente e homenageado deste ano” e “o regresso da programação habitual”, com “várias secções do festival em curtas e longa metragens”.

O director considera, ainda, que “a competição internacional é bastante boa” este ano e “bastante exigente”. “Estamos seguros que vai agradar ao público cinéfilo do festival”, afirma. A edição do Indie Lisboa de 2010 contou com 44 mil participantes.