As crianças portuguesas dão mais valor às roupas do que aos brinquedos. Esta foi uma das principais conclusões da investigação de Luísa Agante, docente do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), que vai ser apresentada amanhã, quinta-feira, no Porto.

No estudo, que data de 2008, estiveram envolvidas 249 crianças do segundo e terceiro ano de escolas primárias portuguesas. A autora utilizou a técnica do desenho, ou seja, pediu às crianças que passassem para o papel a primeira coisa que lhes viesse à cabeça, quando pensam em ir às compras.

Há mais de dez anos que Luísa Agante estuda a importância dada pelas pessoas aos artigos de vestuário e analisa o crescimento do materialismo e até futilidade nas crianças. Para a analista, o valor atribuído à roupa e ao calçado é algo específico dos países do sul da Europa.

No mesmo documento, a docente conclui que as crianças desenham, múltiplas vezes, leite e iogurtes, o que se pode facilmente entender tendo em conta as campanhas de consumo desses produtos na União Europeia.