O Museu de Serralves recebe, a partir de sábado, o projecto Improvisações/Colaborações. O espectáculo “Sun, Moon & Stars”, de Elaine Summers e Pauline Oliveros, marca o arranque do projecto.

A 9 de Abril, sábado, arranca, em Serralves, o projecto Improvisações/Colaborações, o destaque da programação de Serralves 2011.O projecto estende-se até Outubro e vai trazer a Portugal grandes artistas internacionais, para eventos musicais, de dança, cinema, performance, espectáculos, exposições, workshops e seminários.

O Museu recebe uma “contextualização histórica do papel da improvisação e da colaboração entre artistas, ao longo da segunda metade do século XX, cruzando as artes do espaço com as artes do tempo (artes performativas mais as que envolvem a imagem em movimento)”.

Em vez de uma grande exposição, Serralves propõe, este ano, um grande evento, onde se reúnam várias áreas criativas, sempre sob o mote da improvisação e colaboração. Insere-se num projecto que permitirá “abrir a Fundação Serralves à interacção com associações”, revelou o director da instituição, João Fernandes.

A Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Vila do Conde, o Passos Manuel e a Faculdade de Belas Artes da UP são alguns dos parceiros neste projecto.

No contexto do Improvisações/Colaborações, o Judson Church, de Nova Iorque, em que artistas se reuniam e “criavam experiências uns para os outros, reinventando as formas de fazer arte e transformando a própria história da arte”, é o momento histórico que inspira toda a programação, salienta o director.

O programa começa no próximo sábado, com o espectáculo “Sun, Moon & Stars”, da coreógrafa Elaine Summers, uma das fundadoras da Judson Church, pelas 19h00 no auditório do Museu. Os “Early Works” de Trisha Brown, artista que protagonizou nos anos 60 “uma das maiores experiências de interdisciplinaridade e improvisação em arte na história do século XX”, está patente entre 21 e 24 de Abril.

Na dança, destaque ainda para a apresentação das peças resultantes do “Porto Solo Commision Project”, de Deborah Hay, de 30 de Junho a 2 de Julho no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Um dos momentos altos da programação é a inauguração da exposição “Off the Wall/Fora da Parede”, a 20 de Maio. Co-produzida com o Whitney Museum of American Art, de Nova Iorque, a mostra apresenta obras de artistas consagrados como John Baldessari, Yoko Ono e Andy Warhol.