Desenvolvido em laboratório, o requeijão probiótico é um projecto pioneiro em Portugal, levado a cabo pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica no Porto, que pretende encontrar a solução para valorizar o soro do leite, um subproduto da produção de produtos lácteos com grande carga poluente.

As conclusões do projecto esclarecem que, através da incorporação de culturas probióticas no requeijão, é possível a obtenção de novos tipos de queijos e derivados lácteos, que acabam por adquirir melhores características nutricionais e, consequentemente, reduzem o seu carácter poluente.

Com o crescente aumento da procura por produtos de qualidade que sejam benéficos para a saúde, a investigação baseou a sua pesquisa na exploração de alimentos funcionais, ou seja, alimentos enriquecidos com aditivos alimentares, dos quais as bactérias probióticas são exemplo.

A ESB foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há 25 anos, oferecendo, ainda, a única licenciatura em Microbiologia existente no país.