O Dia do Nariz Vermelho é assinalado esta quinta-feira, com o objectivo de promover a solidariedade social entre os mais novos. A Operação Nariz Vermelho (ONV) vai promover um conjunto de actividades pelas diferentes escolas do país, ao mesmo tempo que se comemora, também, o Dia Mundial da Saúde.

Receber a visita particular de um profissional de saúde é uma experiência normal para uma criança hospitalizada. Torna-se única quando a visita é de um “doutor palhaço”. De nariz vermelho e sorriso nos lábios, estes artistas têm uma missão: levar alegria às crianças hospitalizadas em Portugal, bem como aos familiares e aos profissionais de saúde.

Operação Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho é uma instituição particular de solidariedade social, sem vinculações políticas ou religiosas. O principal objectivo é assegurar, de forma contínua, um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Neste momento, garantem visitas semanais, durante 42 semanas por ano, aos doze hospitais abrangidos pelo programa. A equipa de artistas é constituída por vinte doutores palhaços e, nos bastidores, trabalham oito profissionais.

Magda Ferro, coordenadora de comunicação e eventos da Operação Nariz Vermelho, diz, em declarações ao JPN, que, “no âmbito da humanização dos cuidados hospitalares”, o objectivo é “dar às crianças, que estão num local que não é para crianças, um ambiente melhor”.

O Dia do Nariz Vermelho vai unir mais de 25 mil alunos de escolas de todo o país numa acção inédita de solidariedade social. Pelo segundo ano consecutivo, o dia vai ser celebrado pela comunidade escolar, que regista uma participação recorde de mais de 27 mil alunos de 77 escolas de todo o país.

O que a operação pretende é tornar o dia diferente. As escolas vão receber diversas actividades de diversão, educação e sensibilização dos alunos para as questões sociais. A meta é consciencializar os jovens para o trabalho desenvolvido pelos “doutores palhaços” nos hospitais e para a solidariedade social, ao mesmo tempo que angariam fundos para a associação.

Representantes da Operação Nariz Vermelho vão estar presentes em Lisboa, na Escola Secundária da Ramada, e no Porto, no Colégio da Trofa, para assinalar a comemoração.
“Sorriam e façam sorrir!” é o mote de uma iniciativa que propõe aos alunos ideias para construir um nariz vermelho humano, criar postais de alegria, arte cómica, venda solidária, entre outras.

Dia marca a união pela causa

O Dia do Nariz Vermelho “foi o resultado dos vários contactos das escolas têm feito com a ONV ao longo dos vários anos para saberem como nos poderiam ajudar”, explica Magda Ferro. Na sequência dos contactos pontuais, a ONV decidiu que faria sentido existir um dia nacional em que todas as escolas se unissem para comemorar esta iniciativa de solidariedade social.

Magda Ferro realça o facto de as escolas serem o melhor meio de actuação, uma vez que as crianças são o futuro. Conta, também, que, apesar de o dia já se celebrar ha dois anos, a novidade desta edição é estarem quase todas a celebrar no mesmo dia, enquanto que, em 2010, era facultativo. A adesão ao evento foi muito positiva, garante a coordenadora.