O tráfico de seres humanos é um crime com baixa incidência em Portugal. Esta quarta-feira, 6 de Abril, Dalila Araújo referiu que foram registados 21 casos de tráfico humano no país, em 2010. Perante este número, a secretária de Estado da Administração Interna afirma que, “felizmente, Portugal tem uma estatística baixa”, sendo, assim, um dos países da União Europeia com uma das mais baixas taxas de Tráfico Humano.

Dalila Araújo esteve presente na inauguração da exposição itinerante “Tráfico Desumano”, que aconteceu no Centro Comercial Dolce Vita, no Porto, e garantiu que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem investigado redes de tráfico de seres humanos que tentam utilizar a fronteira portuguesa. “Temos as nossas fronteiras controladas”, afirmou.

Entre 2008 e 2010, o Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), registou 79 casos de tráfico para exploração sexual e laboral em Portugal. Na Europa, estima-se que “mais de 140 mil pessoas por ano são vítimas deste crime”, destacou Dalila Araújo.