O portal “Cata Livros” surgiu da necessidade de promover, nos mais jovens, o gosto pela leitura. A Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Leitura uniram-se para dar uma outra utilidade à Internet.

João Paulo Cotrim, coordenador do projecto Gulbenkian/Casa da Leitura, refere que o “Cata Livros tem por objetivo usar a Internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional”. O modelo alia o rigor científico ao carácter lúdico e interactivo das narrativas.

“Este site, que se dirige, grosso modo, aos leitores iniciais e medianos (sensivelmente, dos 8 aos 12 anos), está construído a partir da metáfora de uma casa com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos”, explica João Paulo Cotrim.

Ao visitar o site, as crianças podem vaguear pelas várias divisões até chegarem à sala principal, o salão almanaque, onde todos os meses está disponível um livro diferente. No final, os jogos permitem testar os conhecimentos adquiridos com a leitura.

Segundo o coordenador do projecto Gulbenkian/Casa da Leitura, “os livros abordados são escolhidos segundo critérios de qualidade literária e estética, mas também de representatividade histórica e estilística, sem descurar a atenção ao texto e ao grafismo”, diz. Os mais novos podem agora usar a Internet não só como forma de entretenimento, mas também como um instrumento de educação, cultura e aprendizagem.

“A estratégia usada, pelo seu dinamismo e carácter lúdico, pode ajudar os jovens leitores não apenas a aproximarem-se do objecto livro, mas a extrairem dos textos o seu máximo”, esclarece João Paulo Cotrim.