A dívida da Metro do Porto ao BCP, de 100 milhões de euros, vence a 18 de Abril. O Estado assegura o pagamento da dívida da Metro do Porto, visto que a empresa deve dois mil milhões de euros à banca. A operação financeira, que visa assegurar a “indispensável liquidez”, está, segundo comunicado da Metro do Porto, a ser ultimada com a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças.

As dificuldades de tesouraria da empresa são “essencialmente consequência de um modelo de financiamento do projecto desequilibrado, gerador de volumosos encargos financeiros”, informa o comunicado. Mas, com a intervenção do Estado, a Metro do Porto vai conseguir assegurar a continuidade do seu serviço comercial regular.

O serviço da Metro do Porto tem-se afirmado pelo “crescente aumento da procura, por uma forte redução das despesas operacionais, pela maior capacidade para gerar receitas próprias e por um muito significativo crescimento da taxa de cobertura”, ou seja, o rácio entre a receita de bilheteira e os custos operacionais directos.

Os dados relativos ao primeiro trimestre, agora conhecidos, apresentam uma poupança de três milhões de euros, em comparação com o período homólogo de 2010. A poupança resulta da redução em 29,6% dos custos operacionais directos. Para além disso, tem-se registado um aumento de cerca de 8,4 milhões de euros na facturação, tendo viajado 14,5 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2011.