O programa “Porto Seguro”, uma parceria entre o Governo, a Associação de Comerciantes do Porto e a PSP, levou a uma redução de furtos a comerciantes do Porto “bastante significativa” e “muito positiva”, segundo destacou a secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, no final da reunião de acompanhamento do programa, que se realizou esta sexta-feira.

Segundo Nuno Camilo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto, a redução de 50% nos assaltos entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011, comparativamente ao período homólogo anterior, ficou a dever-se ao “aumento do policiamento das ruas”, o que provocou um maior “sentimento de segurança” entre os comerciantes da Baixa do Porto.

O presidente da Associação de Comerciantes do Porto considera que “ainda há muito trabalho a fazer” pelos comerciantes da Baixa, admitindo que os próximos passos poderão ser “o reforço do policiamento, sistemas de videovigilância e guardas nocturnos”.

Porto Seguro

O programa “Porto Seguro” está no terreno desde 30 de Novembro de 2010 e consiste na circulação de viaturas eléctricas da PSP, na zona compreendida entre a Praça da Batalha e a Rua de Cedofeita. Aos comerciantes foi fornecido um desdobrável que explica o funcionamento do projecto e o número de telefone dos agentes destacados para este patrulhamento.

Nuno Camilo lamenta que o plano de georreferenciação previsto para a cidade não tenha condições de avançar, devido à situação do Governo. Este projecto pretendia implementar uma solução tecnológica nas lojas, através de um alarme que localiza a patrulha mais próxima da ocorrência.

Comerciantes do Porto notaram reforço do policiamento

Ana Paula, funcionária da “Vidraria Marques” admite que tem visto “mais polícias na rua”, o que aumenta o sentimento de “segurança entre os comerciantes”. No entanto, a loja onde trabalha já foi assaltada duas vezes durante a noite e, por isso, considera que a Baixa do Porto precisa de mais “policiamento nocturno”.

A opinião de Ana Paula é partilhada por Francisco Araújo, proprietário da ourivesaria “Hugo Araújo” que, apesar de nunca ter sido assaltado, realça a importância do policiamento nas ruas. “É importantes estarmos protegidos”, admite.