A FC Portugal conseguiu subir ao pódio por duas vezes nos jogos RoboCup German Open 2011. A equipa de futebol robótico portuguesa tornou-se vice-campeã nas ligas de Simulação de Futebol Robótico 2D, onde marcou 111 golos e sofreu 7, e 3D, tendo marcado 43 e sofrido 4 golos.

O projecto da FC Portugal resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Luís Paulo Reis, responsável pela comitiva da FEUP, afirma que o trabalho conjunto aconteceu pela ligação já existente entre as duas instituições.

A iniciativa conta com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes ligados ao Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática e à Actividade Transversal em Robótica Inteligente do IEETA da UA. Também o Departamento de Engenharia Informática da FEUP e do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da UP colabora no projecto que nasceu em 2000 e utiliza as competições do RoboCup para desenvolver a investigação em coordenação de equipas de robôs.

Esta competição que, como Luís Paulo Reis explica, tem 10 modalidades principais, realiza-se desde 1997 e é a mais importante a nível mundial em termos das competições robóticas, cujo principal objectivo é promover a investigação nesta área e dar a conhecer a robótica e a tecnologia em geral.

Nesta competição, os jogadores “robôs” em campo são autónomos, o que significa que as pessoas são apenas o público presente num estádio, não podendo existir qualquer intervenção humana. Assim, as decisões e comportamentos dos jogadores são, apenas, baseadas em informações enviadas pelo simulador (o qual funciona como sensor de visão e audição) que, depois, são processadas pelo software de controlo, segundo a estratégia definida inicialmente, e são baseadas também na partilha de informação entre os agentes jogadores e o seu treinador.

Para as modalidades de simulação 3D e 2D é necessário, sobretudo, “pessoas e tempo”, refere o responsável.

Os segundos lugares conquistados pela equipa portuguesa não são os ideiais, mas Luís Paulo Reis considera serem já muito bons.

Robótica portuguesa é reconhecida internacionalmente

Magdeburgo, na Alemanha, foi a cidade anfitriã deste campeonato RoboCup German Open 2011, que se realizou entre 30 de Março e 3 de Abril, e onde estiveram presentes sete equipas, de países como os EUA, o Irão e a Turquia. Os portugueses participam nas competições desde 2000 e Luís Paulo Reis” considera que a área da robótica em Portugal tem evoluído bastante desde então, demonstrando qualidade.

A FC Portugal já se sagrou campeã mundial por duas vezes e campeã europeia cinco vezes. Esta “selecção de robôs” vai, agora, viajar para a Turquia, onde a cidade de Istambul vai receber o RoboCup Mundial, entre 5 a 11 de Julho. Luís Paulo Reis confessa que, na competição europeia a FC Portugal teve azar, mas, espera bons resultados a competição mundial.