O projecto PROVE – Promover e Vender – surge no âmbito da EQUAL, uma iniciativa comunitária que pretende eliminar os factores de desigualdade e discriminação no acesso ao mercado de trabalho, dando um papel de relevo aos pequenos produtores e apostando na sua capacidade empreendedora.

Através da Internet, o consumidor escolhe os produtos que deseja receber no cabaz que, dias depois, lhe é entregue em mãos pelo grupo de produtores responsáveis.

Em parceria com outras entidades, o objectivo passa pela melhoria do escoamento das produções de pequenos produtores da Península de Setúbal, Vale do Sousa, Alentejo Central, Mafra e Porto.

O PROVE “consiste na criação de uma organização de produtores agrícolas visando a venda directa dos seus produtos”, afirma António Sousa Pereira, produtor da Quinta de Segade, do núcleo de Lousada. Assenta no reforço da capacidade empresarial dos pequenos produtores, no estímulo de processos de sustentabilidade local e no desenvolvimento da proximidade entre produtores e consumidores.

“O escoamento de produtos agrícolas de pequenos e médios produtores”, bem como “a criação junto do consumidor de uma consciência social de manutenção da actividade rural” são as principais missões do projecto, como elucida o produtor da Quinta de Segade.

Constituição e entrega dos cabazes

Com o PROVE, o consumidor pode experimentar vários produtos, através da compra de cabazes de frutas e legumes seleccionados. “Oferecemos ao consumidor final produtos agrícolas frescos e de qualidade fornecidos num cabaz, com um peso variável entre 7 e 9 quilos, sendo composto pelos produtos da época”, diz.

A constituição do cabaz é negociada com o consumidor que deverá aceder à lista disponível no site. “Cada cliente, quando se inscreve, indica 5 produtos que nunca deseja receber. Com base nessa lista e tendo em atenção os produtos que estão a sair do campo nessa semana, preparamos os cabazes personalizados para cada cliente”, esclarece António Sousa Pereira.

O projecto tem sido divulgado principalmente “através dos próprios clientes, que fazem a sua promoção junto do seu leque de relações”, conta António Sousa Pereira, produtor da Quinta de Segade do núcleo de Lousada.