Sexta-feira marcou o início da jornada 26 da Liga ZON Sagres. E que início, logo com o clássico da Madeira, entre Marítimo e Nacional. O resultado (empate a um golo) é que não esteve de acordo com a dimensão do jogo, mas os adeptos de clássicos portugueses e de bom futebol ainda têm mais uma oportunidade nesta ronda do campeonato: segunda-feira tem lugar, no Estádio AXA, o Sp. Braga – V.Guimarães (20h15).

O jogo entre minhotos já “ferve” e até mesmo o dia da semana em que a partida se realiza foi “atirado para a fogueira”. Como se sabe, o Sp. Braga está inserido na Liga Europa e o dia de jogo da prova europeia é a quinta-feira. Ao saber que jogava a segunda mão dos quartos-de-final nesta semana que vem e ao ver a proximidade de dias entre campeonato nacional e Europa, Sp. Braga solicitou o adiamento do clássico minhoto para o fim-de-semana de Páscoa. No entanto, a solicitação não passou disso, já que os responsáveis vimaranenses ignoraram o pedido.

Estão assim lançados os “ingredientes” para um clássico “quente”, à semelhança daquele da última jornada, entre Benfica e FC Porto, onde cada facção é o bom da fita e o outro lado representa os maus. No meio de tudo isto, os bracarenses vão procurar manter o terceiro lugar da tabela e os de Guimarães vão tentar aproximar-se dos rivais, ainda que estejam separados por seis pontos.

O Sporting é o principal “cobiçador” do posto, na medida em que está a apenas um ponto do pódio e pode chegar lá à condição, ainda que para isso tenha de ultrapassar, este sábado (20h15), a Académica de Ulisses Morais. Se esta pequena diferença pontual entre “leões” e arsenalistas se mantiver até ao final, a última jornada, com um Braga – Sporting, será “explosiva”.

Para domingo estão reservadas partidas entre outros bons e outros maus da Liga ZON Sagres. Fala-se de bons e maus no sentido dos resultados alcançados, até ao momento, na competição. Desta forma, FC Porto e Benfica deslocam-se aos campos dos dois últimos classificados da tabela, Portimonense e Naval, que lutam pela difícil fugida da “linha de água”.

Com o campeonato conquistado na última jornada, os portistas vão a Portimão (18h15) com um único objectivo aparente: terminar a competição sem qualquer derrota averbada. Com 23 vitórias e dois empates na Liga, a equipa de André Villas-Boas é capaz de encontrar motivação em qualquer coisa e, desta vez, vai procurar manter o registo imaculado. Os “dragões” vão encontrar no banco do último classificado, Carlos Azenha, cara familiar que já passou pela casa portista e que quererá, por certo, mostrar aquilo que o Portimonense vale com ele.

O Benfica visita a Figueira da Foz para defrontar a Naval (20h15). Depois da derrota frente ao FC Porto e a consequente perda do título de campeão, espera-se que os “encarnados” lutem pela boa imagem. Se não fora a vitória folgada a meio da semana frente ao PSV, o mais provável seria os jogadores de Jorge Jesus entrarem em campo com o pensamento na Europa mas, sendo assim, o mais provável é ver as “águias” lutarem pelas vitórias em todos os jogos até ao fim da competição.