A Câmara Municipal do Porto (CMP) quer alienar o edifício do Colégio dos Órfãos à Província Portuguesa da Sociedade Salesiana. O edifício, situado na freguesia do Bonfim, é património da Câmara, a quem está confiada a administração dos bens imobiliários. Mas a direcção e a administração é da responsabilidade dos salesianos desde 1951.

Os salesianos propõem adquirir o imóvel por 3,4 milhões de euros, ou seja, o valor apontado pela avaliação autárquica. O director do colégio, padre Joaquim Tavira da Fonseca, explicou ao JPN que o colégio precisa de se adaptar à actualidade.

“Pretendemos fazer uma obra salesiana de prestígio no Porto, que dignifique a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, mantendo sempre a orientação pedagógica e social do colégio”, afirma o director. Assim, o colégio pretende fazer uma reestruturação interna do edifício de forma a proporcionar uma resposta mais adaptada à “nova realidade”.

Situado no Largo do Padre Baltasar Guedes, com o rio Douro como vista privilegiada, o Colégio dos Órfãos foi fundado em 1651, para acolher e educar os “jovens órfãos da cidade”. Joaquim Tavira da Fonseca afirma que importa “valorizar a região e os habitantes da zona, que é bastante pobre”. Desta forma, “estamos a projectar a construção de um auditório e de outras infra-estruturas que requalifiquem o ensino”, garante.

Como a “Câmara Municipal do Porto não tem capacidade para fazer essa obra”, a administração do colégio apresentou o pedido de compra que deve ser discutido em Assembleia Municipal, esta terça-feira.