Nas próximas duas semanas, as cantinas escolares continuam abertas nos municípios do Porto, Gaia e Matosinhos. Em período de férias da Páscoa, vão ser servidas cerca de 2500 refeições gratuitas por dia.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), Guilherme Pinto, explica que ficou decidido “abrir uma cantina em cada um de dez agrupamentos”, com o objectivo de “servir uma refeição por dia às crianças sinalizadas com necessidades de apoio logístico”.

Dando continuidade à iniciativa lançada em Dezembro durante as férias de Natal, os autarcas pretendem “assegurar que todas as crianças da rede pública” têm acesso “à refeição de almoço nutricionalmente equilibrada”.

Esta medida representa “um investimento de 4500 euros”, salienta Guilherme Pinto. As câmaras municipais já tomaram a decisão de implementar a iniciativa também nas férias de Verão. Assim, no total, a abertura das cantinas em período de férias vai significar um investimento de 30 mil euros por ano.

A Câmara Municipal do Porto (CMP) garante que esta medida abrange, também, os irmãos dos alunos das escolas primárias e dos jardins de infância, “com idades compreendidas entre os três e os dez anos”, podendo, assim, “usufruir deste serviço mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino público do Porto”. Em Vila Nova de Gaia, fonte da autarquia referiu Agência à Lusa que a medida vai abranger cerca de oito mil crianças.