Entregar os soutiens velhos em lojas de roupa interior dá direito a descontos de três a cinco euros na compra de peças novas. Os soutiens entregues são, depois, reciclados e utilizados no fabrico de painéis isoladores e de absorção sonora. Esta prática de incentivo à reciclagem foi lançada na Alemanha em 2009 e revelou-se um “case study” de sucesso.

Em Portugal, duas empresas que comercializam roupa interior aderiram à iniciativa. A estratégia de reciclagem de soutiens pretende obter um efeito prático na saúde das utilizadoras. As mulheres vão poder trocar os soutiens cujas alças lhes fogem dos ombros ou que têm elásticos frouxos.

É, também, a primeira vez que a actividade da reciclagem utiliza soutiens para a produção de revestimento permeável. A empresa que se ocupa da reciclagem dos velhos soutiens é a Ovat Campagnari S.R.L, que recolhe e recupera material para voltar a introduzi-lo no mercado.

Só no que se refere ao tratamento de resíduos e desperdícios derivados de fiação, tecelagem, malharia e embalagens, a empresa processou, no ano passado, mais de mil toneladas de material, transformado em produtos semi-acabados para reingresso na linha produtiva, como é o caso de absorventes acústicos, isoladores térmicos, estofados, materiais de limpeza e cortinas.

De acordo com esta iniciativa, uma grande parte das mulheres usa o número e o tipo de soutien errado para o seu corpo. Deste modo, a lingerie que não é usada ou que não assenta bem não tem que ser posta de lado, podendo ser reutilizado para outros efeitos.

A campanha tem-se revelado um “êxito de vendas” em Portugal, até porque, numa altura em que a crise económica anda de mãos dadas com os consumidores, é natural que as marcas, umas mais criativas que outras, criem soluções que vão de encontro às expectativas dos clientes.