Iuri Gagarin, cosmonauta e piloto russo, foi o primeiro homem a chegar ao Espaço. Esta terça-feira comemoram-se 50 anos da primeira viagem orbital tripulada, que durou 108 minutos.

Gagarin era um dos vinte cosmonautas seleccionados para o programa espacial soviético, da década de 60. Todos os candidatos foram submetidos a longos e intensivos treinos de preparação, mas Yuri acabaria por ser o escolhido.

“Através da janela eu vejo a Terra. O solo é claramente perceptível”, disse o cosmonauta durante a viajem. No entanto, a exclamação “A terra é azul!” foi o que marcou mais a viagem de 108 minutos, a uma altitude de 315 quilómetros.

Quando regressou, Iuri Gagarin foi recebido como um herói, a nível mundial. Tinha 27 anos. A 27 de Maio de 1968, com 34 anos, o russo acabaria por morrer. O voo de treino que fazia, a bordo de um MIG 15 da Força Aérea soviética, revelou-se fatal. Este acidente, aparentemente sem explicação, deu origem a teorias da conspiração. Iuri e o instrutor, que também estava a bordo, foram cremados e as suas cinzas enterradas no Kremlin, na moscovita Praça Vermelha.

Rússia quer ter base lunar até 2030

No âmbito das comemorações dos 50 anos da chegada do Homem ao espaço, Vladimir Putin anunciou a intenção da Rússia em construir uma base na Lua até 2030. O objectivo é chegar a Marte até ao final do século. “A Rússia não deve limitar-se ao papel de transportador internacional do espaço, tem de aumentar a sua presença no mercado espacial global”, anunciou Putin.

No entanto, há dificuldades a ultrapassar. Segundo a Agência Lusa, Andrei Kokochin, antigo director do Complexo Espacial Russo, considera que a Rússia depende cada vez mais de fabricantes estrangeiros para “os componentes electrónicos das naves espaciais”. Embora a colaboração com empresas estrangeiras eleve a “qualidade da tecnologia, levanta problemas ao nível da segurança nacional”, já que é necessária uma “ponderação entre o segredo e a cooperação”, explica Kokochin.

A Rússia dispõe de um orçamento de 5 mil milhões de euros em 2010-2011 para aumentar a sua presença para lá da atmosfera.