Criada a 11 de Abril, a Arte Institute é uma organização sem fins lucrativos que tem como prinicipal objectivo a divulgação da cultura em Portugal, num espaço que pretende ser uma “inspiração intercultural e catalisador para o diálogo artístico inovador entre as multas comunidades em Nova Iorque e os artistas portugueses”, refere um comunicado da organização.

Ana Ventura Miranda, responsável do projecto, afirma que “o principal objectivo do Arte é criar uma plataforma onde os artistas portugueses de diversas áreas, como as artes plásticas, música, dança e cinema possam mostrar o seu trabalho”. A viver em Nova Iorque há cinco anos, Ana sentiu que era preciso um espaço para os artistas portugueses. “Às vezes é preciso pôr mãos à obra e fazermos nós próprios, até para mostrar que afinal não são precisos milhões e prédios na 5.ª Avenida para se concretizar uma visão”, diz.

“E porque não a aposta no cinema português?”, pergunta a responsável. “Temos novos realizadores com imenso talento a fazerem filmes com muita qualidade”, afirma Ana Miranda, acrescentando que “o cinema é um veículo privilegiado para nos darmos a conhecer”.

Fazer a ponte entre Portugal e os Estados Unidos é o principal objectivo do Arte Institute que procura “mostrar a cara de um Portugal moderno, com ideias, que se renova e traz para os nossos dias o espírito luso”, conclui Ana.

A responsável do projecto adianta que no próximo ano irá abrir um concurso “para todos os realizadores que queiram enviar os seus trabalhos”.

NY Portuguese Short Film Festival chega em Junho

O primeiro evento promovido pela organização é o “New York Portuguese Short Film Festival“, que vai decorrer no Anthology Film Archives, a 2 de Junho e no Union Square Park, no dia seguinte. O evento acontece em simultâneo, em Nova Iorque e Lisboa.

Segundo o comunicado, o festival vai contar com a participação de “20 jovens e promissores realizadores portugueses”. Um deles é Yuri Alves, um brasileiro descendente de portugueses, crescido em Newark, na Nova Jérsia. Yuri é considerado o primeiro realizador a fazer um filme sobre o atentado às Torres Gémeas, a 11 de Setembro de 2001. Os restantes participantes vão ser divulgados pela organização até à data do evento.

“As principais expectativas é que surjam novas oportunidades internacionais para este realizadores, que na segunda edição do próximo ano tenhamos apoios para poder trazer também as longas metragens e que se consiga trazer o maior número de espectadores de várias nacionalidades e não apenas os portugueses”, confessa.

O “NY Portuguese Short Film Festival” pretende levar a cultura portuguesa para o cenário internacional, promovendo o cinema português, produzido no país ou no estrangeiro. Apesar de não existir, até ao momento, nenhum apoio financeiro ou governamental, Ana garante que, “pela qualidade dos trabalhos que vão participar, o festival vai ser um sucesso”.

Notícia actualizada às 14h16 do dia 14 de Abril de 2011.