Investigar e debater. Formar e informar. Acima de tudo, pensar a reabilitação da cidade do Porto. A plataforma “Esta é a minha cidade?” congrega os esforços de seis arquitectos que, este mês, avançam com um concurso para debater a Praça de Lisboa. Este espaço é “um local emblemático e estratégico de grande importância para a mobilidade urbana do Porto”, considera Tiago Trigo, um dos elementos da plataforma. O arquitecto não tem dúvidas de que este é, de resto, “um bom sítio para conseguir chamar a atenção das pessoas e alertá-las para estes temas”.

Abrir a cidade aos cidadãos, dando-lhes a oportunidade de construírem uma estrutrura própria é um desafio para quem quer lutar contra “um vazio de participação democrática relativamente a estas questões”. A intenção não é desenvolver “um concurso muito técnico”, mas sim, “envolver todas as pessoas para que percebam que a cidade é de todos e que devemos participar na sua discussão”.

Apesar da campanha ter arrancado há apenas alguns dias, Tiago Trigo mostra-se satisfeito pelo interesse crescente dos cidadãos. “Já tivemos feedback bastante positivo de pessoas de diferentes ramos”, refere. O arquitecto reconhece que “existe vontade e disponibilidade” e, portanto, não há razões para que esta iniciativa seja uma acto isolado. “Existem muitos espaços da cidade que carecem de projectos”, confessa. Tiago avança que a plataforma tem analisado a cidade e que há outros lugares em perspectiva. “Campanhã não tem tido grande visibilidade e interessa também explorar”, diz.

Até 31 de Maio, a Praça de Lisboa aguarda as propostas dos cidadãos que “quanto mais diversas e distintas forem melhor”, dado que “não há uma matriz rígida de avaliação”. Aos arquitectos Pedro Bismarck, Pedro Bandeira e Nuno Grande, ao director de Serralves, João Fernandes e à jornalista Catarina Portas compete a decisão final. Apesar de ser apenas um concurso de ideias, o vencedor recebe 250 euros por desenvolver a melhor proposta, a ser apresentada no próximo “Pecha Kucha Night”, no Porto. O segundo e terceiro lugares são recompensados com cem euros.

Recebidas todas as ideias, a organização vai tentar organizar uma exposição com todas as propostas e avançar com uma mesa de debate, onde se possa reflectir sobre essas mesmas propostas. Para acompanhar esta campanha, visite o blogue da plataforma e o site do concurso.

Notícia actualizada às 10h54 do dia 14 de Abril de 2011