A Microsoft criou um serviço rival do Google Street View. O Streetside, da empresa de Bill Gates, é o novo serviço de fotografias em mapas digitais que vai ser lançado na Europa. Este serviço visa cartografar as cidades europeias, de forma a mostrá-las através de fotografias que colocam o internauta na “rua” pretendida, tal como já é feito pelo Street View.

A Google domina a oferta deste serviço em termos europeus, mas a Microsoft tem grande relevância nos Estados Unidos da América. Porém, a grande aposta do Streetside, da Microsoft, vai ser a Europa, contrabalançando os domínios das empresas. A Google decidiu não renovar as imagens que suportam o serviço de mapas digitais. Todavia, as imagens de cerca de 20 cidades, que já se encontram online, vão continuar disponíveis.

Londres foi a cidade escolhida para iniciar o projecto. Na capital inglesa já circulam carros equipados com toda a tecnologia necessária. As quatro viaturas da Microsoft andam a cartografar digitalmente as ruas londrinas. Para além de permitir ver as ruas em 3D e com rotação de 360 graus, o Streetside permite também identificar outros usuários do serviço. Além disso, as fotografias publicadas no Flickr vão poder ser identificadas.